sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Síntese do texto Pedagogia da Pesquisa- Ação

Pedagogia da Pesquisa - Ação

Maria Amélia Santoro Franco

   

      O texto realça a pesquisa-ação como eminentemente pedagógica, configurado como uma ação que torna ciência a prática educativa, a partir de princípios éticos que visualizam a contínua formação e emancipação de todos os sujeitos da prática.



       Segundo a autora, a pesquisa-ação tem sido utilizada, de diferentes maneiras, pelo menos em três conceituações diferentes:


  •  Pesquisa-ação colaborativa: quando a busca de transformação é solicitada pelo grupo de referência à equipe de pesquisadores, em que a função do pesquisador será a de fazer parte e torna científico o processo de mudança anteriormente desencadeado pelos sujeitos do grupo;

  • Pesquisa-ação crítica: quando a transformação é percebida como necessária a partir dos trabalhos iniciais do pesquisador com o grupo, decorrente de um processo que valoriza a construção cognitiva da experiência, sustentada por reflexão crítica coletiva, com vistas à emancipação dos sujeitos e das condições que o coletivo considera opressivas, assumindo um caráter de criticidade;
  • Pesquisa-ação estratégica: quando a transformação é previamente planejada, sem a participação dos sujeitos, e apenas o pesquisador acompanhará os efeitos e avaliará os resultados de sua aplicação, essa pesquisa perde o qualitativo de pesquisa-ação crítica.

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